quinta-feira, 27 de abril de 2017

Atualização sobre Artigo.

Estamos caminhando para criar nosso artigo. Foi escolhido o tema e a problemática, segue abaixo:
Tema: Escola e o mundo contemporâneo.
Problemática: Na contemporaneidade, qual o papel da escola?

Nas últimas semanas, que não tivemos aula, nos reunimos para discutir qual seria o tema abordado e tratar assuntos propícios para o planejamento do nosso artigo. Tivemos um pouco de dificuldade para chegar até a problemática mas conseguimos. Começamos a pesquisa indo até a nossa biblioteca central a procura de livros e autores que possam nos auxiliar em nossa pesquisa bibliográfica, e também nos guiando através de artigos com a pesquisa webgráfica, além de consultar professores de outras disciplinas que faz ligação com a escolha do nosso tema (Fundamentos Históricos da Educação e da Pedagogia; Profissão Docente). 

Manteremos todos informados através das nossas próximas postagens. Boa Tarde!



Aula 07/04

Mais uma aula realizada com a explicação sobre “Orientações básicas mas elaboração do artigo científico”.
Como escrever artigos?
Nosso objetivo é divulgar bem o seu trabalho e ser reconhecido por isso.
- Qual o valor de termos ideias para solucionar problemas e resultados motivantes se não conseguimos partilhar com os outros? Nenhum.
- É obrigação do autor introduzir, motivar e convencer o leitor da relevância e aplicabilidade das técnicas e resultados apresentados no artigo.
- Conceito: Apresentação sintética, em forma de relatório escrito dos resultados de investigação ou estudos realizados a respeito de uma questão.
- Objetivo: ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos através de sua publicação em periódicos especializados a dúvida investigada e referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcançados, é e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão.


Estrutura de um artigo científico:
1.       Título
2.       Autor (es)
3.       Epígrafe  (facultativa)
4.       Resumo e abstract
5.       Palavras-chave
6.       Conteúdo  (introdução, desenvolvimento textual e conclusão )
7.       Referências

Esquema
Teoria 1- Teoria 2- Dados e análise- Considerações

Após o intervalo o professor reuniu a turma e teve um breve diálogo sobre os dias sem aula no mês de Abril, devidos aos feriados e paralisação. Com base na explicação que tivemos, a seguinte tarefa foi elaborar um artigo científico seguindo passo a passo  explicação e manter o blog atualizado, interagindo também nos blogs dos colegas. 

Aula 31/03

Foi realizada no laboratório de informática mais uma aula com algumas divisões : no início foi uma análise dos blogs atualizados e uma breve conversa com o professor e com as pessoas que precisava atualizar o blog. Logo após foi iniciado o assunto “A normatização de trabalhos científicos”, o professor iniciou sua fala relatando a importância do entendimento da turma em relação ao assunto.
Em seguida começou a explicação sobre os vários tipos de trabalhos e suas normas de elaboração sendo relatado a monografia exemplificada como uma das formas de elaborar o TCC.
- Espaçamento de acordo com as normas da ABNT.
- Também foi relatado para não colocarmos considerações finais.

Aula 17/03

Após a aula sobre metodologia científica, foi realizada a seguinte tarefa, elaborar um fichamento sobre o seguinte texto: As pesquisas denominadas “estado da arte” disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23m79/10857.pdf

A tarefa foi individual com o requisito parcial de 2,0 pontos obedecendo as exigências conforme a explicação. Também tivemos uma aula com apresentação da monitora Izabela do curso de educação física, após ela fazer uma breve apresentação a turma foi instruída pelo professor a lançar algumas perguntas para ela responder, em seguida foi esclarecido o método de seleção e as funções do monitor. Avisos no e-mail, frequência, esclarecer alguma dúvida em relação ao conteúdo e etc.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Aula 4

Resumo

   Iniciamos a aula com a utilização do dicionário para pesquisar o significado das seguintes palavras: nortear, interdisciplinar, diretrizes, interversão, resinifico, contexto. Após as duplas do blog foram direcionadas a resumir em uma frase, o que são projetos integradores? Chegamos a uma conclusão, é um elemento de interligação para cada disciplina. Metodologia da pesquisa em educação.

Algumas reflexões iniciais:
·                     Uma passagem do livro 'o mundo de Sofia' 
·                     A palavra pesquisa é uma palavra que nos veio do espanhol que por sua vez herdou-a do latim
·                     Obtenha o conhecimento especifico e estruturado sobre um assunto preciso.
A pesquisa esta presente
·                     No dia a dia, nas ações mais corriqueiras.
·                     No desenvolvimento da ciencia 
·                     No avanço tecnologico
·                     No processo intelectual de um individuo 
   Com base na explicação do professor, fomos instruidos a fazer uma breve entrevista em uma escola com o diretor ou coordenador da rede publica com as seguintes perguntasque tivemos que criar sobre as seguintes disciplinas: TICS, fundamentos filisoficos da ducação, fundamentos historicos, profissão docente e OTA.
    Na atividade de casa devemos rever os videos e colocar as caracteristicas de cada um nblog.  


Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 21 de fevereiro de 2017.


Aula 3

Resumo

  Mais uma aula realizada com uma atividade com o uso do dicionário, que é fundamental para a compreensão de exercícios e textos no decorrer da aula. O método utilizado pelo o professor é muito dinâmico pois além da maneira que é dividida as equipes a turma se interagem mais, levando em consideração que não existe uma única equipe especifica para as realizações das aulas.

 No primeiro momento foi discutido sobre o mapa conceitual, da aula anterior, onde tivemos a oportunidade de explicar uns aos outros sobre o que entendemos e como fazemos. Logo mais retornamos aos nossos lugares para a explicação de outra atividade. Primeiramente ele nos explicou como fazer uma sistematização onde devemos analisar alguns pontos importantes:

 

1- Problematização.  

                                              objetivos



2- Definição do projeto
   justificativa

                                              metodologia

 

3- Revisão bibliográfica ou estado da arte.

 

4- Coleta de dados      fatos      

 

5- Análise dos dados.

 

6- Redação e publicação.

 

  Depois da explicação do assunto fomos para a pratica, a formação de uma nova equipe; com o objetivo de entrevistar 20 alunos pelo o campus, além de pedir alguns dados fundamentais em uma entrevista como nome, idade, curso foi lhe atribuída uma pergunta de acordo com a divisão dos grupos.

 

Grupo 1- O que é senso comum?

 

Grupo 2 - O que é conhecimento filosófico?

 

Grupo 3- O que é conhecimento religioso?

 

Grupo 4- O que é conhecimento cientifico?

 

   Esses requisitos foram fundamentais para analisarmos se as respostas estão concretas em relação ao conteúdo. Após, ocorreu uma breve discussão sobre os integrantes para realizar o método da Tabulação.

 

  Finalizamos a aula com três requisitos. Um resumo sobre a melhor analise da dupla em relação a compreensão do conteúdo e o mapa conceitual. Resumo geral do grupo da pesquisa e a equipe criar um vídeo explicando sobre o assunto de 2 à 5 minutos.

 

 

Links: 

mapa conceitual : http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/2017/01/anexo-2-aula-1.html

video grupo 3: https://www.youtube.com/watch?v=PCwBJha6qro&t=27s



Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 12 de fevereiro de 2017.



Resumo grupo 3

Ciência e Esperança

  A ciência é uma perspectiva de compreender como as coisas realmente funcionam, uma tentativa de compreender o mundo, ajudando a esclarecer sobre as questões mais profundas como natureza, destino da nossa espécie e origens.


  Vale ressaltar que a ciência possui um mecanismo de correção de erros embutidos, fornecendo a correção dos nossos erros no meio do caminho, além de providenciar um sistema essencial de alerta antecipado, sendo também um meio de desmascarar aqueles que apenas fingem conhece-la. 


Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 05 de fevereiro de 2017.

Anexo aula 2

slides

Organização do tempo para estudar
Organização dos Estudos!
aprender a aprender. 
Reflexão
Será que estou estudando o suficiente?

  Prioridades e objetivos

Objetivos são metas que pretendemos atingir, dando respostas a questões como: 

Para onde quero ir?

Qual é o resultado final que quero alcançar?

De que apoios preciso?

Organização dos estudos implica em:
Perceber suas próprias necessidades
Estabelecer prioridades
Criar rotina
Estabelecer metas
Ambiente favorável

Perceber suas próprias necessidades 

 Horário de estudo
 Matérias
 Esquemas próprios
 Importe-se com você

Estabelecer prioridades

 Criar planejamento possível
 Matérias
 Momento de lazer

Criar rotina
 Agradável 
 Dedicação
 Comprometimento
 Persistência
 Reavaliação = novas metas

Estabelecer metas

 Saber os objetivos
 Manter o foco
 Reavaliação


Planejamento com eficácia

Esquecimento
Tarefas numerosas
Carência de produtividade
Cansaço
Indecisão

 Conselhos

 Afastar atividades de estudo e atividade de lazer
 Planejar atividades
 Não adiar as tarefas menos interessantes
 Não ser flexível
 Aproveitar todos os momentos
 Antecipar o que for possível
 Encarar com ceticismo
 Autoavaliação
Atenção ao seu ciclo biológico

Ambiente favorável

 Lugar específico 
 Adequação do espaço- influencias externas
 Local com boa iluminação
 Posição


Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 02 de fevereiro de 2017.


Aula 2

Resumo

  A aula foi iniciada com uma atividade em grupo. Foi uma atividade fundamental, procurar no dicionário o significado de algumas palavras que nos foi entregue, que nos ajudou bastante também a utilizá-lo de maneira adequada. Mesmo sendo um exercício em grupo foi uma realização muito produtiva  pois todos interagiram.

   Após essa breve dinâmica. Foram levantadas algumas perguntas, como: O que é leitura? Como ocorre a leitura? Como eu leio? Será que todo mundo lê da mesma forma? Que tipo de atividade é a leitura?. Essas perguntas são necessárias para analisarmos que a leitura não é tão simples, pois não se trata apenas de extrair informações decodificando letra por letra, palavra por palavra ou mesmo frase por frase. Trata-se de uma atividade que envolve estratégias de seleção, antecipação, inferência, pressuposição e verificação, sem as quais não é possível proficiência.

  Foi instruída uma maneira muito importante para compreender melhor o conteúdo em cada paragrafo, grifar e colocar o que entendeu sobre cada um fazendo-o assim observamos com mais atenção o que estamos lendo, abrindo espaços para a opinião e a leitura coletiva, que é fundamental para termos uma visão melhor do assunto. Sem esquecer que devemos ter certeza na fala evitando a palavra eu acho.

  Para encerrar o professor nos passou um slide. Nos dando dicas, para que possamos melhor aproveitar nosso tempo de estudo.


Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 02 de fevereiro de 2017.


Anexo 2- Aula 1

Mapa Conceitual



Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 27 de fevereiro de 2017.

Aula 1

Resumo aula 1


Na última sexta-feira, 20 de janeiro de 2017, foi iniciada a aula do professor Fernando Sílvio com as disciplinas Organização do Trabalho acadêmico e Projetos integradores.
Foi realizada a apresentação  por cada componente da turma.

De início, a dinâmica foi fundamental para o professor poder conhecer um pouco sobre cada aluno e foi perguntado o porque de termos escolhido Pedagogia. 
Baseado nos slides da aula foi levantado o questionamento do que seria aprender. Discutimos e entendemos o seu real significado. 

Esclarecemos algumas dúvidas e  refletimos sobre como será nossa vida daqui a 4 anos, pois bem sabemos que a vida requer desafios e nós precisamos estar preparados para superar
 os obstáculos de forma concretizada.

No decorrer da aula o professor estabeleceu 5 atividades para a próxima aula.

·                     Ler o segundo capitulo do livro de Carl Sagan, O Mundo Assombrado Pelos Demônios;
·                     Retirar de 15 a 20 palavras ou frases do capitulo e através da ferramente virtual Cmaptools construir um mapa conceitual;
·                     A dupla deve fazer um resumo de cada aula e apresentar no web-folio através da  Blogger;
·                     Construir um currículo na plataforma Lattes.   

Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 27 de fevereiro de 2017.

Anexo 1- Aula 1

Slides

·                     O que é aprender?


Desenvolver autonomia 

" A missão do professor não é ensinar."


Zona de  desenvolvimento de aprendizagem

" Uma pessoa que tem certa habilidade ensina a outra que ainda não tem." 
Vygotsky

"Ser aplicado" Metognição

Cuidado! com a palavra "transmitir"

É impossível transmitir conhecimento ( em educação). Educação não se transmite, se interage.

Educar é proporcionar ao outro a possibilidade de aprender.


Mistério: é tudo aquilo que eu não sei, mas posso conhecer. Mas nem tudo que a gente aprende tem uma função.




·                     Situações de aprendizagem.  


1- Toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa;
2- Toda aprendizagem é pessoal;
3- Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos;
4- Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato;
5- Toda aprendizagem precisa de um bom relacionamento interpessoal.

·                     Visão tradicional da aprendizagem.


Saber estabelecido (teoria)
Conhecimento é dado
Aluno= receptor
Professor= emissor

·                     Visão atual de aprendizagem


Saber em construção
Conhecimento compartilhado
Aluno= participante
Professor= mediador.


Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 27 de fevereiro de 2017.


PESQUISA NA ESCOLA

Pesquisa


Entrevistada: Maria José. Diretora Adjunta da Escola Estadual Dom Pedro II 



1. Qual o método utilizado para o desenvolvimento dos alunos nas TIC?


  R. Não tem sala de computação mas a escola fornece Wifi para perquisa.

2. De que maneira a filosofia esta presente no aprendizado dos profissionais da escola?

R. Não tem professor de filosofia e cada professor tem seu próprio método filosófico.

3. Comparando o século XX com o XXI quais as mudanças na educação em relação a história?

R. No seculo XXI tem mais mudanças, tem o acesso as tecnologias que nos auxiliam a encontrar respostas e para melhorar nosso método de ensino.


4. Descreva principais elementos sobre profissão docente?


R. Cada matéria tem sua metodologia para facilitar o aprendizado dos alunos.

5. Em quais aspectos metodológicos a escola utiliza para o ensino? 


R. Tem reuniões pedagógicas de pais e professores, bimestrais, para os pais estarem cientes do que esta acontecendo na sala de aula. Possui também alguns métodos para entusiasmar os alunos como: laboratório de matemática, biblioteca ( canto da leitura), dinâmicas ( seminário da leitura) e jogos internos. 


Postagem feita no antigo blog (http://organizadorespedagogos.blogspot.com.br/) de Júlio Filipe em 21 de fevereiro de 2017.